16.5.09

Como ensinar várias coisas

Hoje o video vai ser um pouco diferente do costume, hoje vamos mostrar como fizemos com que ele obedecece a alguns dos comandos que lhe andamos a ensinar.
Cada um deles só é demonstrado uma vez, para não fazermos um video demasiado longo.
Neste video podemos ver como são feitos: senta, deita, faz de morto, rebola, rasteja, dá a volta (para os dois lados) e o 'up'.

Ele hoje estava um pouco "falador", mas dá para perceber...

No fim mostramos um comando que ensinamos ontem e que ele já percebe e faz muito bem (de acordo com as nossas espectativas): o "fecha a porta".

Por agora é tudo... Esperamos que gostem...

Se tiverem dúvidas, críticas ou tenham comentários não hesitem em comentar.

Até ao próximo video :)

5 comentários:

  1. É tão engraçado, gosto muito do Rex... já sou uma fã...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela simpatia e por colocarem o nosso enorme banner, lol, o marido não fez pequeno mas andamos a tratar disso. Têm algo para nós também colocarmos? emos uma pagina dedicada a banners e links.

    Gostavamos de agradecer o carinho!

    Felicidades

    ResponderEliminar
  3. Muito bem.
    Incrivel mesmo, gostei muito do video
    O outro comentario com Lipa é o meu

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do blog, dá para tirar algumas dúuvidas!

    Mas por exemplo, no fecha a porta, como é que lhe explicam o que é para fazer da primeira vez? Pegam na pata dele e fecham a porta, clicam e recompensam até ele aprender?

    Se posso dar um conselho é que nos videos expliquem como ensinam a acção ao cão, para lá dele a obedecer a uma comando. Alguns como o andar para trás (grande ideia a dos sofás a propósito) são intuítivos, mas pode exempo fico com dúvidas no fechar a porta, lá está!

    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelo comment e pela sugestão :)
    Vamos tentar fazer mais vídeos dele a começar a aprender as coisas...

    Para o caso de fechar a porta, há várias maneiras de ensinar. Por exemplo, podemos fazê-lo com um post-it (chamamos a isso um 'target'), que colamos na porta mas antes convém ensinar o que é o post-it! (Vamos mostrar isso no próximo vídeo)
    Existe o "shaping" - marca-se e reforça-se as aproximações do cão (ex: sempre que ele chega perto da porta clica-se e recompensa-se, depois começamos por esperar um pouco mais e o cão há-de tentar mais alguma coisa na porta - levanta a pata na sua direcção ou cheira a porta - aí clica-se e recompensa-se. Vai-se fazendo isto até que o cão perceba que queremos o que ele faça.
    Mas o Rex não aprendeu com nenhuma destas 'técnicas'... Como vimos que ele já sabia o 'sit up', usamos esse comportamento para que ele fechasse a porta (de outra maneira, não estávamos a conseguir :-/ )! Então abriamos a porta e pediamos o 'sit up' de maneira a que ele, quando fosse a mexer as patas, tocasse com elas na porta. Ele aprendeu a fechar as portas em menos de 5min, desta maneira :)

    Não sei se deu para entender bem, mas vamos fazer o vídeo (como sugeriu) com todas as 'técnicas' que sabemos, incluindo a que resultou, para se perceber melhor :)

    ResponderEliminar